Eu tenho 0,000000000000 anos.
Eu provavelmente tenho 0,000000000000 anos restantes ou 0 meses, 0 semanas, 0 dias, 0 horas, 0 minutos, 0 segundos.
Eu ainda poderia
ler cerca de 0 livros.
conhecer cerca de 0 novos lugares.
estudar por cerca de 0 horas.
ver 0 pores do sol.
meu coração ainda poderia bater cerca de 0 vezes.
Eu vou oferecer cada dia restante a Jesus Cristo.
Estava no YouTube procurando algo para assistir e vi um projeto do canal Kavan, no qual ele programa um simulador de buraco negro. Já tinha assistido a esse vídeo e a outros, como o simulador de átomo. O cara é um gênio. Ele não tem uma foto do Newton de perfil à toa. O que eu não sabia é que ele tem apenas 17 anos. Ao entrar no site que ele mantém, além dos projetos que já realizou, há também os projetos em que está trabalhando, entre eles um simulador de um reator de fusão e até mesmo um projeto de foguete. Mas eu, na minha total ignorância, vi um "contador de tempo de vida", muito simples, que certamente não está lá para chamar atenção, muito menos para ser um grande projeto é só um pequeno detalhe do site, mas que me fez pensar bastante.
O contador é muito simples: basicamente, um contador do dia e hora em que nascemos até uma data de previsão de morte. Bom, acho que vivo até 2101; são 100 anos. Com os avanços da medicina, acho que chego até lá, se eu não morrer por outra coisa. Enfim. Desses 100 anos, já se passaram 25, mas o que ainda posso fazer em 74 anos e alguns meses? Muita coisa. Mas nem tanto assim. Por exemplo, fazendo uma viagem por ano para novos lugares, são apenas 74 viagens, e isso sendo muito otimista, pois vai ser um pouco difícil fazer uma viagem com 99 anos. Outro exemplo é a leitura de livros: lendo um livro por mês, são 896 livros. Mesmo sendo um número alto, é provavelmente uma parede de livros. Não são muitos; passa uma certa impressão de que é pouco e de que a vida é curta demais.
E, sim, a vida é curta demais. São 27.300 dias a partir de hoje, ou mesmo 3.900 semanas até a minha morte. E existe a possibilidade de morrer antes, o que diminui ainda mais esse tempo. O tempo que nos resta é muito pouco. Ainda há tempo para ver apenas 27.300 pores do sol e, claro, é menos, pois não temos pores do sol todos os dias. Um bom pôr do sol, e também não conseguimos vê-los todos os dias. E, mesmo vendo um por semana, são apenas 3.900.
Pensando nas coisas que realmente gostamos e às quais estamos dedicados a melhorar, nossa família, amigos, carreira, estudos etc., precisamos ressignificar e valorizar ainda mais, pois não temos tanto tempo quanto imaginamos. Passar tanto tempo nas redes sociais, ou então fazendo coisas que não são realmente construtivas ou contemplativas, é uma escolha que não é das melhores. Hoje, imaginando quanto tempo deixei passar com redes sociais, não sei o que seria possível ter ou construir com esse tempo, ainda mais sendo de uma geração tão ligada à internet, acredito que passei mais tempo na internet jogando, assistindo Youtube, redes sociais etc, do que em qualquer outra coisa na minha vida. Pode ser que sejamos a geração mais afetada pelo uso da internet crônica. Estamos perdendo tempo da nossa vida e esquecendo que ela está passando.
Projeto disponível em: https://github.com/mmarcosgomes/codices-minimi/blob/main/Status_Temporis.py
Referência do projeto: https://www.kavang.com/
Crédito do vídeo: https://www.youtube.com/@kevkev-70
Escrito por mim.
Ortografia e pontuação por IA.